24 de fevereiro de 2011

Oscar: A maior festa do Cinema!



A História do Oscar:


O prêmio da Academia nasceu na época em que os filmes começaram a falar, embora o nome Oscar só tenha sido oficialmente adotado em 1939.

Com o advento do cinema sonoro, os estúdios americanos passaram a dominar a indústria, abrindo caminho para a era de ouro de Hollywood. Também em meados da década de 30, o Technicolor garantiu que a maioria dos longa-metragens fossem em cores.

A primeira cerimônia de premiação da Academia ocorreu durante um banquete realizado no salão Blossom, do Hotel Hollywood Roosevelt, em 1929. Asas, a história de dois aviadores americanos que se apaixonam pela mesma mulher, ficou com a estatueta de melhor filme. Emil Jannings foi escolhido melhor ator por sua atuação em Tentação da Carne, e Janet Gaynor, a melhor atriz, por O Sétimo Céu.
Os anos 30 viram o surgimento das primeiras estrelas globais. Spencer Tracy, Clarke Gable, Bette Davis e Katherine Hepburn foram premiados. E iriam repetir a dose nas décadas seguintes.
Os primeiros diretores-estrelas também começaram a surgir. Frank Capra ganhou três vezes e John Ford recebeu o primeiro de seus quatro Oscars como melhor diretor pelo filme O Delator.
Dois clássicos foram derrotados nos anos 30. Em 1932, Adeus às Armas, com Gary Cooper e Helen Hayes, perdeu para Cavalgada. E Última Hora, estrelado por Pat O’Brien, foi derrotado pelo faroeste Cimarron, em 1930/1931.
Em 1935, Aconteceu Naquela Noite, de Frank Capra, tornou-se o primeiro filme a conquistar os cinco principais prêmios – melhor diretor, filme, ator, atriz e roteiro.
A história do repórter que se apaixona pela filha de um milionário que fugiu de casa deu a Clak Gable seu primeiro Oscar.
No mesmo ano, outro pioneiro do cinema, D.W. Griffith, conhecido como “o homem que inventou Hollywood”, recebeu um prêmio especial. Griffith foi o criador de muitas técnicas narrativas do cinema moderno e dirigiu um dos primeiros clássicos: O Nascimento de uma Nação, de 1915.






Nenhum comentário:

Postar um comentário